Meu filho de 5 anos estava assistindo a animação "NEMO" da Disney e aprendeu uma lição que todo notário e registrador deveria saber.
Para quem já assistiu a animação, há um trecho em que um cardume de peixes fica preso em uma rede de pesca. Cada peixe, do seu próprio jeito e com total autonomia, nada desesperadamente para se salvar.
Nós, notários e registradores, somos esse cardume. E se não nadarmos todos para a mesma direção, não conseguiremos nunca explorar todo o nosso potencial.
Tentem visualizar a nossa atividade do ponto de vista da sociedade. Para a população em geral, nós somos como uma empresa única com diversas agências.
Pois bem. Analisem essa empresa e concluirão que se trata de uma empresa muito mal gerenciada e com gravíssimas falhas em diversos setores: comunicação interna, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, almoxarifado, compra de materiais e equipamentos, distribuição de recursos etc.
E, a despeito disso tudo, nosso serviço é normalmente muito bom.
Mas não podemos ficar acomodados como se nossa reserva de mercado fosse uma garantia absoluta.
Precisamos de uma reformulação profunda na forma de atuarmos como competidores eficientes no mercado privado, disputando espaço com a iniciativa privada para que ela não nos engula no futuro próximo.
Notários e registradores devem assumir posição de liderança em tecnologia da informação e precisamos avançar mais rapidamente para nichos ainda pouco explorados da economia digital.
Bom fim de semana a todos
Robson de Alvarenga
sábado, 13 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
SOMOS FRONTALMENTE CONTRÁRIOS A QUALQUER TIPO DE IMPOSIÇÃO DE TETO À ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO.
Coerência e Desenvolvimento são compromissos públicos da chapa ANOREG PRA FRENTE.
Vote Consciente, Vote Pra Frente.
Vote Consciente, Vote Pra Frente.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Bem-vindos amigos notários e registradores de todo o Brasil.
O lançamento de uma nova chapa para concorrer às eleições para diretoria da ANOREG-BR vem atender a um crescente anseio de notários e registradores de todo o país.
A cada dia fica mais evidente a necessidade de uma revisão de prioridades, com mudança na forma de gestão da nossa mais importante entidade de classe, tanto no que se refere aos procedimentos internos de integração e comunicação entre associados e diretoria, como no que concerne à atuação político-institucional da ANOREG-BR.
Inúmeros obstáculos enturvecem o futuro da atividade notarial e de registro e, apesar dos grandes esforços da atual diretoria da ANOREG-BR, tem-se a impressão de que estamos enfrentando uma perigosa fase de sobrecarga de problemas potencialmente desastrosos.
Para dissipar esse nevoeiro de incertezas e retomar o controle da situação, precisamos de uma nova abordagem na representação e defesa dos interesses da nossa classe.
É primordial a adoção de uma nova visão de gestão associativa com inspiração empresarial.
Até hoje não temos uma forte campanha de marketing institucional e compartilhamos muito pouco nossos esforços para a racionalização da administração das serventias.
Cada notário e registrador enfrenta, isoladamente, os desafios diários da gestão administrativa das suas serventias, repetindo ações que são praticadas em paralelo por todos os demais colegas.
Isso gera grande desperdício de energia, tempo e dinheiro.
Há que se buscar uma estruturação institucional que supra as necessidades de notários e registradores, de forma inteligente e centralizada, aproveitando e compartilhando experiências e obtendo ganhos em escala.
A união de esforços resultaria em economia de recursos que poderão ser utilizados para a criação de um orçamento nacional para implantação de medidas de largo alcance, aptas a fortalecer nossa participação na sociedade e na economia de mercado, de modo a ressaltar a essencialidade do serviço notarial e de registro para o desenvolvimento do país, garantindo a preservação e expansão das nossas competências.
Em resumo: conquanto nossa capilaridade seja um atributo muito positivo da nossa atividade, a falta de direcionamento e integração nos enfraquece demasiadamente, posto que, individualmente, somos incapazes de enfrentar e vencer nossos desafios comuns. Por mais que se esforcem os diretores da ANOREG-BR, é impossível vencer essa batalha sem uma restruturação da própria entidade.
Visando injetar ânimo e novas idéias à ANOREG-BR convidamos todos os colegas a uma reflexão sobre as propostas da chapa ANOREG PRA FRENTE, que almeja uma oportunidade para trabalhar em busca da união definitiva da nossa classe, mediante um processo de reengenharia institucional interna, que permitirá máxima concentração de esforços e atuação orgânica inteligente, com aproveitamento de todo o nosso potencial político-institucional e mercadológico.
Forte abraço a todos
Robson de Alvarenga
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)

