sábado, 13 de novembro de 2010

Uma lição óbvia!

Meu filho de 5 anos estava assistindo a animação "NEMO" da Disney e aprendeu uma lição que todo notário e registrador deveria saber.
Para quem já assistiu a animação, há um trecho em que um cardume de peixes fica preso em uma rede de pesca. Cada peixe, do seu próprio jeito e com total autonomia, nada desesperadamente para se salvar.
Nós, notários e registradores, somos esse cardume. E se não nadarmos todos para a mesma direção, não conseguiremos nunca explorar todo o nosso potencial.
Tentem visualizar a nossa atividade do ponto de vista da sociedade. Para a população em geral, nós somos como uma empresa única com diversas agências.
Pois bem. Analisem essa empresa e concluirão que se trata de uma empresa muito mal gerenciada e com gravíssimas falhas em diversos setores: comunicação interna, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, almoxarifado, compra de materiais e equipamentos, distribuição de recursos etc.
E, a despeito disso tudo, nosso serviço é normalmente muito bom.
Mas não podemos ficar acomodados como se nossa reserva de mercado fosse uma garantia absoluta.
Precisamos de uma reformulação profunda na forma de atuarmos como competidores eficientes no mercado privado, disputando espaço com a iniciativa privada para que ela não nos engula no futuro próximo.
Notários e registradores devem assumir posição de liderança em tecnologia da informação e precisamos avançar mais rapidamente para nichos ainda pouco explorados da economia digital.
Bom fim de semana a todos
Robson de Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário